Palestrantes

ALINE LOBATO

Psicóloga. Doutora e mestre em Psicologia Investigativa pela Universidade de Liverpool-Inglaterra. Professora efetiva do Departamento de Psicologia e do Departamento de Direito-UEPB. Professora ministrante de vários cursos; para a Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Federal, Escolas de Magistratura, Fóruns Criminais. Professora convidada em universidades e institutos, como: UNIFACISA-PB; CESREI-PB; FIP-PB; INCURSOS-GO; DALMAS-GO; INFOR-MA; ESP-AM; UNIFATECI-PR; IPEBJ-SP, nas áreas de Análise da Cena do Crime e do Perfil dos Criminosos; Comportamento Criminal; Técnicas de Investigação; Geografia do Crime; Criminal Profiling e Psicologia Investigativa. Palestrante em congressos e simpósios nacionais e internacionais. Ex-presidente da Associação Brasileira de Psicologia Jurídica-ABPJ. Única brasileira com mestrado e doutorado em Psicologia Investigativa.

ALFREDO MAIO

Médico Legal. Perito Legista da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro. Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Saúde, Medicina Laboratorial e Tecnologia Forense pela UERJ. Especialização em Medicina do Trabalho e Medicina Legal-UFRJ. Professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ. Professor da Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro. Diretor Executivo da Empresa O Júri e a Perícia.

ANTÔNIO EÇA

Médico Psiquiatra. Mestre em Psicologia-Universidade São Marcos-SP. Especialização em Psiquiatria-Associação Brasileira de Psiquiatria. Graduação em Medicina-Faculdade de Medicina da Fundação do ABC-SP. Formação em Psiquiatria-Manicômio Judiciário do Estado de São Paulo-Hospital de Custódia e Tratamento Prof. André Teixeira Lima. Diretor Médico do Centro de Atualização em Saúde-CAS. Professor de cursos de graduação e pós-graduação em: Psiquiatria Clínica, Psicopatologia Forense, Medicina Legal e Criminologia. Experiência na área de Medicina, com ênfase em: Psiquiatria Clínica, Psiquiatria Forense, Psicoterapia e Medicina Legal. Atua como perito e assistente técnico em varas criminais, cíveis e da família.

CARLOS EDUARDO PALHARES

Perito Criminal Federal lotado no Instituto Nacional de Criminalística-Brasília-DF. Pós-doutorando em Antropologia Forense pela Faculdade de Medicina da Universidade de Granada-Espanha. Doutor em Ciências, com concentração em Patologia/Medicina Legal-FMRP-USP. Mestre em Ciências da Saúde. Ex Chair do INTERPOL DVI Standing Committee e do INTERPOL DVI Working Group. Palestrante Nacional e Internacional no tema Identificação de Vítimas de Desastres. Professor da Academia Nacional de Polícia. Coordenador Associado do Projeto nº 37 do Edital Ciências Forenses da CAPES (Pro-Forenses).

DORIÉLIO BARRETO

Advogado. Psicólogo. Cirurgião-Dentista. Mestre em Odontologia Social pela UFRN. Especialista em Odontologia Legal. Professor Adjunto da UFRN (aposentado). Habilitado em Hipnose pelo CFO. Ex-Professor de Orientação Profissional e de Odontologia Legal do Curso de Odontologia da UnP. Ex-Professor de Psicologia Jurídica do Curso de Direito da UnP, da UniFacex e da Estácio. Ex-Presidente da Associação Brasileira de Odontologia (ABO-RN) e do Conselho Regional de Odontologia (CRO-RN). Ex-Vice-Presidente da Academia Norte-Rio-Grandense de Odontologia. Ex-Coordenador de Odontologia da Secretaria Estadual de Saúde (SES-RN). Ex-Juiz Classista do Tribunal Regional de Trabalho (TRT-RN). Diretor do Departamento de Odontologia da Sociedade Brasileira de Hipnose (AsBH). Membro da Comissão de Legislação do Conselho Federal de Odontologia. Presidente da Sociedade Rio-Grandense de Hipnose.

EMERSON CASTELO BRANCO

Doutor em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza. Mestre em Direito e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Ceará. Defensor Público em atuação no Núcleo de Assistência aos Presos Provisórios e às Vítimas da Violência (NUAPP). Professor titular do curso de Direito da Universidade de Fortaleza e do Centro Universitário 7 de Setembro. Professor dos cursos de pós-graduação da Universidade de Fortaleza e da Universidade Estadual Vale do Acaraú. Professor do curso de pós-graduação da Escola Superior do Ministério Público do Estado do Ceará. Professor do curso de pós-graduação da Escola Superior da Advocacia do Estado do Ceará. Professor de cursos on-line preparatórios para concursos. Autor de obras jurídicas e palestrante.

FERNANDO DE JESUS

Psicólogo. Contador. Habilitação Básica em Química, Técnico em Contabil. Perito Criminal Federal-Classe Especial-Área Contábil (Aposentado). Chefe do Serviço de Criminalística na SR/AM por dez anos. Ex-Coordenador de Ensino e Coordenador de Altos Estudos de Segurança Pública da Academia Nacional de Polícia. Pós-graduado em: Auditoria Contábil; Inteligência Estratégica; Gerenciamento de Projetos (FGV/Brasília) e Gerenciamento Estratégico (Universidade da Califórnia do Sul). Cursos de investigação pelo Drug Enforcement Administration, FBI, ILEA, CICAD/OEA e EUROPOL. MBA em Gestão Empresarial pela FGV/ESUP-Goiânia. Doutor em Psicologia Social e Básica pela Universidade de Santiago de Compostela-Espanha. Bolsista do Governo Britânico, estágio de Pós-doutorado na Universidade de Liverpool-Inglaterra. Pós-doutorado em Ciências Jurídicas e Garantias Constitucionais pela Universidad Nacional de La Matanza (Argentina). Consultor do PNUD/ONU-Projeto Diagnóstico da Perícia Criminal no Brasil. Professor universitário em pós-graduação (IPECON, IPOG, IPEBJ e IN-CURSOS). Palestrante, escritor, vários livros e artigos publicados (em congressos, encontros e revistas técnicas). Avaliador de artigos em Revistas Científicas. Diretor da empresa de consultoria e cursos Evidenze.

FLÁVIO ROMERO

Advogado e Biólogo. Doutor em Estudos Interdisciplinares de Gênero e Políticas de Igualdade pela Universidade de Salamanca-Espanha. Doutor em Meio Ambiente pela Universidade de Córdoba-Espanha. Vice-Reitor da Universidade Estadual da Paraíba-UEPB. Coordenador do Observatório de Feminicidio da Paraíba.

GABRIELLA NÓBREGA

Perita Oficial Criminal. Superintendente de Departamento do IPC-PB. Doutoranda em Direito pela Universidade Católica de Buenos Aires. Mestre em Perícias Forenses pela UPE-PE. Especialista em Ciências Jurídicas-Universidade Potiguar-RN. Especialista em Gestão Estratégica da Segurança Pública-UEPB-PB. Professora (graduação e pós-graduação) e Coordenadora da Graduação em Direito-FESP-PB. Professora da Graduação em Direito-IESP-PB. Professora convidada da Pós Graduação das instituições: Fundação Escola Superior do Ministério Público da Paraíba-FESMIP; IESP-PB; Centro Universitário de João Pessoa-UNIPÊ-PB. Professora Instrutora da Academia de Ensino da Polícia Civil do Estado da Paraíba-ACADEPOL-PB.

HENRIQUE TABOSA

Perito Criminal da Polícia Científica do Estado de Pernambuco. Doutor e mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE. Professor da Faculdade ASCES e do IFPE nos cursos de Farmácia e Enfermagem. Presidente do Clube Forense-PE. Foi Vice-Presidente da Associação dos Farmacêuticos de Pernambuco-AFP. Presidente do Clube Forense-PE. Ministra cursos em Perícia Criminal por todo o Brasil.

LEONARDO FARIA

Psicólogo. Psicólogo Criminal da Polícia Técnico-Científica do Estado de Goiás. Mestre em Ciências Criminológicas-Forenses. Especialista em Neuropsicologia; Criminologia e Psicologia Jurídica. Professor da Academia Estadual de Segurança Pública-Goiás e da Escola Superior de Polícia Civil-Goiás. Professor de graduação e pós-graduação: DALMASS-GO; PUC-GO; NEPNEURO-GO; IPEBJ-SP. Consultor na mídia impressa, rádio, televisão e virtual, em temas relacionados à Avaliação Psicológica, Neurociência e Criminologia. Membro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses.

MAURO PAULINO

Psicólogo Forense. Doutor em Psicologia Forense pela Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação na Universidade de Coimbra-FPCE-UC-Portugal. Mestre em Medicina Legal e Ciências Forenses pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Especialista Avançado em Psicologia da Justiça pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Coordenador do Instituto de Psicologia Clínica e Forense-MIND. Consultor do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses-IP. Coordenador da pós-graduação de Psicologia Forense da Universidade Autónoma de Lisboa. Autor de vários livros. Docente convidado em várias universidades nacionais e internacionais. Membro do Laboratório de Avaliação Psicológica e Psicometria-PsyAssessmentLab-FPCE-UC. Membro da Comissão de Ética do Centro de Investigação em Psicologia (CIP) da Universidade Autónoma de Lisboa-UAL.

ONIVAN ELIAS

Tenente Coronel da Polícia Militar do Estado da Paraíba. Doutor em Ciências Políticas de Segurança e Ordem Pública. Mentor e primeiro comandante do Grupamento de Ações Táticas Especiais da Paraíba. Ex-comandante do Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE) e do Pelotão de CHOQUE do Estado da Paraíba. Comandante do Centro de Pós-Graduação e Pesquisa da Polícia Militar da Paraíba. Vice-Diretor do Centro de Educação da Polícia Militar da Paraíba. Instrutor da Força Nacional de Segurança Pública na disciplina de Gerenciamento de Crises e Agentes Químicos. Tutor do Curso de Gerenciamento de Crises no Ensino à Distância promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública-Ministério da Justiça. Referência nacional no campo de Resolução de Eventos Críticos. Conhecido por sua vasta experiência como instrutor pioneiro em Gerenciamento de Crises no Brasil e exterior.

RUI MATEUS

Psicólogo. Doutor em Ciências, com ênfase em Neurociência Cognitiva-Universidade de São Paulo-USP. Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem-UNESP. Especialista em Psicologia da Saúde, Práticas Clínicas e Hospitalares-UNESP. Graduado em Psicologia-Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba-FEA. Professor da Universidade Federal de Dourados-MG. Professor convidado de Neurociência e Criminalidade e Análise do Comportamento Comunicativo nos Cursos: Criminal Profiling; Psicologia Jurídica e Criminologia do IPEBJ-SP. Professor convidado da DALMASS-GO. Possui experiência como professor universitário e psicólogo nas áreas de Neurociência e Psicologia Aplicada, em diversos cursos de graduação e pós-graduação no Brasil.